Projeto Mãos que Cuidam

“MÃOS QUE CUIDAM”

PROJETO ESPORTIVO, CULTURAL E SOCIOEDUCATIVO

 

  1. Instituição 

Proponente: IMA – Instituto Mario Américo

CNPJ: 17.413.875/0001-18

Endereço: Rua Benvinda Catarina de Jesus 47 – 02470-110 – São Paulo-SP.

Telefone: 11 – 2359 4640

E-mail: imainstituto@gmail.com

Nome do representante legal: Mário Américo Jr. (Presidente)

Telefone do representante legal: 11 – 98971 1071

E-mail do representante legal: marioamericojr@msn.com

Data de Inscrição no CNPJ: 18/12/2012

 

  1. Área da atividade:

( X ) Esporte 

( X ) Educação

( X ) Cultura

( ) Assistência Social

( X ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 

  1. Apresentação da instituição –

Desde a sua fundação, o IMA – Instituto Mário Américo, iniciou os seus trabalhos com ações sociais custeados pelos esforços de sua diretoria, ancorado no trabalho que o Mário Américo sempre desenvolveu nos bairros do Imirim, Casa Verde e adjacência, desde os anos de 1970, quando sua imagem correu o mundo, com a Seleção Brasileira. Enquanto vereador, o trabalho se multiplicou e o seu nome tornou-se referência de solidariedade na região. Em 2012 o Mário Américo Jr., resolveu reavivar a história benemérita de seu pai e fundou o IMA – Instituto Mário Américo. A nossa experiência em campo social, surgiu dessa ação e da necessidade de atender parte da sociedade carente de acompanhamento em atividades ocupacionais para crianças, jovens e pessoas da melhor idade, sem distinção de gênero, etnia, cor e religião. 

 

  1. Introdução do projeto

 

 “MÃOS QUE CUIDAM” referencia seu patrono, Mário Américo, o emblemático massagista da Seleção Brasileira, ex-vereador da cidade de São Paulo, que defendia a ideia de que: “O esporte tem o poder da transformação, o poder de mudar o mundo, de unir pessoas, de criar expectativas e realizar sonhos. O esporte é um instrumento transformador”.

Baseando-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que assegura, entre outros direitos, o pluralismo, a solidariedade e o desenvolvimento social; em consonância com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, que a eles assegura o direito ao lazer e diversão, para que se desenvolva física, mental, espiritual e socialmente, em condição de liberdade e dignidade e o que preconiza o Estatuto do Idoso, O IMA – Instituto Mário Américo apresenta o PROJETO ESPORTIVO, CULTURAL E SOCIOEDUCATIVO, “MÃOS QUE CUIDAM”, que por meio de atividades esportivas, sociais e culturais, propicia o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo à crianças, jovens e pessoas da terceira idade. 

 

  1. Objetivos Gerais: 
  • Possibilitar interação social, contribuindo de forma significativa, para  a conscientização, melhoria da qualidade de vida e inclusão no exercício pleno de cidadania, através das atividades esportiva e cultural
  • Efetivar parcerias com as instituições afins, para a satisfatória execução do projeto,
  • Incentivar e desenvolver habilidades e talentos esportivos, proporcionar a interação social e a troca de experiência;
  • Proporcionar recursos e oferecer subsídios informativos e socioeducativos,

 

  1. Objetivos Específicos: 
  • Promover ações esportivas e recreativas que elevem o prazer e potencializem as habilidades física, motora e cognitiva das crianças assistidas pelo projeto.
  • Contribuir com os aspectos socioafetivos de crianças e jovens, por meio de atividades esportiva, recreativa e cultural.
  • Propiciar atividades que desenvolvam o referencial motor dos assistidos da melhor idade e proporcionar atividades profissionalizantes, para a geração de trabalho e renda.

 

  1. Justificativa – 

O Projeto “MÃOS QUE CUIDAM” trabalha na realização de seus objetivos em diferentes faixas etárias, com a perspectiva da formação do cidadão, com acompanhamento pedagógico, psicológico e social e, para tanto, o projeto conta com mão de obra qualificada de uma equipe multidisciplinar de profissionais com grande experiência no setor, o que nos capacita encaminhar tal proposta. Nossas competências abrangem a 

 

elaboração, implantação, administração, coordenação, treinamento e o monitoramento das atividades existentes em todos os setores relacionados às áreas esportiva, educacional e cultural.

A proposta deste projeto vai para além das atividades recreativas para crianças e jovens, englobando cursos profissionalizantes, objetivando a geração de renda para a terceira idade, além da elevação da autoestima, oferecendo educação de jovens e adultos.

 

  1. Atividades propostas 

8.1. (Crianças e jovens)

  • Judô
  • Capoeira
  • Karatê
  • Jiu-jitsu
  • Basquete
  • Futsal 
  • Aula de música 
  • Aula de canto
  • Balé

8.2. (Melhor idade)

  • Educação de Jovens e Adultos
  • Aula de música 
  • Aula de canto coral
  • Yoga
  • Ginástica 
  • Artesanato 
  • Corte e costura

 

 

  1. Infraestrutura – 

 

9.1. A estrutura que comportará esse projeto deve contar com:

  • 1 – quadra de poliesportiva.
  • 1 – espaço multiuso 200m2
  • 1 – sala de ginástica 70m2
  • 1 – área de convivência 70m2
  • 1 – cozinha 50m2
  • 1 – almoxarifado 15m2
  • – sala para escritório.

                                                              

  1. Recursos materiais – 

 

10.1 Uniformes para:

  • Karatê
  • Judô
  • Capoeira
  • Balé

 

10.2. Material didático

  • Bolas de futsal e basquete
  • Redes p/ traves
  • Tatames
  • Cordas 
  • Arcos
  • Cones 

 

10.3. Instrumentos musicais

  • Violões 
  • Flautas 

 

  1. Estratégia – 

As atividades serão ministradas por seis (6) horas diárias, divididas em duas partes: Três (3) horas no período da manhã e três horas no período da tarde, no contra turno escolar, observando o desempenho nos estudos, para a permanência dos alunos nas atividades oferecidas pelo projeto. Serão ofertados lanches para cada período. 

 

  1. Recursos humanos – 
  • 1 – professor de capoeira
  • 1 – professor de judô 
  • 1 – profesor de karatê
  • 1 – professor (a) de balé
  • 1 – professor (a) de yoga
  • 1 – professor de jiu-jitsu
  • 1 – pedagogo (a) 
  • 1 – assistente social 

 

  • 1 – Coordenador responsável – (formado em educação físia) 
  • 1 – Coordenador geral  (formado em educação físia e/ou pedagogia)

 

  1. Público alvo – 
  • Crianças a partir dos 12 anos de idade,  adolescentes e pessoas da terceira idade (sem qualquer distinção).

 

O Projeto “Mãos Que Cuidam” pode ser implantado nas cinco regiões da cidade de São Paulo,  sendo um núcleo por região, e atenderá 200 crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade e 600 pessoas, indiretamente, em cada núcleo. 

A inscrição e matrícula dos alunos serão realizadas na secretária da associação, através da apresentação dos documentos exigidos no ato da matrícula.

 

  1. Público Alvo: 
  • Crianças, adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, adultos e pessoas da melhor idade, de ambos os sexos.
  1. Capacidade de atendimento (por núcleo)
  • 200 pessoas (direta e 600 indiretamente).

 

  1. Abrangência territorial:
  • Município de São Paulo-SP.
  1. Duração do projeto
  • 12 Meses

 

  1. Fontes de Recurso financeiro:
  • Órgãos Públicos 
  • Iniciativa privada

 

  1. Recursos humanos:

19.1 (Corpo Docente) 

  • 01 Técnico de basquete
  • Técnico de Futsal
  • 01 Professor de Capoeira
  • 01 Professor de judô
  • 01 Professor de karatê
  • 01 Professora de balé
  • 01 Professor de canto coral 
  • 01 Professor de música
  • 02 Estagiários (estudantes de educação física)
  • 01 Estagiário (estudante de pedagogia)

 

    1. (Corpo Técnico) 

 

  • 01 Coordenador técnico 
  • 01 Auxiliar Técnico
  • 01 Assistente Social 
  • 02 instrutores de informática
  • 01 Coordenador pedagógico.

 

    1. (Corpo Administrativo)
  • 01 Secretária

 

  • 01 Auxiliar de serviços gerais
  • 01 Advogado
  • 01 Contador
  • 01 Gerente Administrativo.

 

19.4. Planilha de Custos (página 24 – A): 

  1. Demonstração das estratégias e forma de participação:

20.1. Serão oferecidos aos alunos, de forma gratuita:

 

20.2. Crianças e adolescentes:

  • Basquetebol, Futsal, capoeira, karatê, judô, balé e informática.

20.3. Terceira idade:

  • Alfabetização, informática, corte e costura, ginástica laboral, alongamento e culinária proporcionando aos participantes um bom relacionamento em grupo contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, permitindo o aperfeiçoamento das habilidades física, motora, cognitiva e social.

Trabalhamos o desenvolvimento de sociabilidade, baseado em valores de respeito às diferenças, convivência fraterna e solidariedade. 

 

  1. Local das atividades: A ser definido.

 

  1. Execução: As aulas serão ministradas de acordo com o cronograma semanal e no contra turno escolar das crianças.
  • Turma I – Atividades esportiva, cultural e física: segundas, quartas e sextas (manhã).
  • Turma II – Atividades esportiva, cultural e física: segundas, quartas e sextas (tarde).

 

  • Turma III – Alfabetização e cursos profissionalizantes (jovens, adultos e pessoas da melhor idade): de segundas a sextas (noite).  
  • Turma IV – Atividades físicas, socioeducativas e profissionalizantes (jovens, adultos e pessoas da terceira idade): terças e quintas (tarde). 
  1. Avaliação
  • As avaliações serão realizadas, mensalmente, durante as reuniões com a equipe técnica, para definição das estratégias e as metodologias a serem desenvolvidas, para o melhor desempenho das aulas e das ações propostas.